UM POUCO DO OFMATIC_INSCRIÇÃO 2020_2021

A história do OFMatic...

OFMatic apresenta um pouco da sua história... Uma imagem vale mais que mil palavras... Embarca nesta aventura connosco! Inscreve-te      

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Programação além Fronteiras

 

No passado dia 10 de janeiro, o OFMatic recebeu a visita de um ex-aluno, o Matias Gomes, que veio falar da sua experiência no que diz respeito à programação de jogos.

O Matias estuda na Saxion University of Applied Sciences, na Holand, no curso Creative Media and Game Technologies e falou um pouco do seu percurso escolar, a forma de trabalhar e desenvolver projetos na área da programação. Apresentou alguns recursos, sites e ferramentas onde podem ser dados os primeiros passos nesta área. Apresentou o Scratch como sendo o seu primeiro ambiente de programação, sendo este a motivação para explorar este ramo.

O Scratch é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo Media Lab do MIT, que consta no currículo escolar dos alunos, inclusive na disciplina de Matemática. A capacidade de escrever programas de computadores é uma parte importante da literacia na sociedade atual. Quando se aprende a programar, por exemplo no Scratch, aprende-se estratégias importantes para resolver problemas, conceber projetos e comunicar ideias.

 O OFMatic lança o desafio de criar jogos matemáticos utilizando a linguagem de programação Scratch, como forma de promover o pensamento computacional. Um agradecimento especial ao Matias por ter partilhado as suas experiências académicas e pessoais, tão importantes para os nossos alunos do clube.

OFMatic











Sem comentários:

Enviar um comentário