No passado dia
10 de janeiro, o OFMatic recebeu a visita de um ex-aluno, o Matias Gomes, que
veio falar da sua experiência no que diz respeito à programação de jogos.
O Matias
estuda na Saxion University of Applied Sciences, na Holand, no curso Creative
Media and Game Technologies e falou um pouco do seu percurso escolar, a forma
de trabalhar e desenvolver projetos na área da programação. Apresentou alguns
recursos, sites e ferramentas onde podem ser dados os primeiros passos nesta
área. Apresentou o Scratch como sendo o seu primeiro ambiente de programação,
sendo este a motivação para explorar este ramo.
O
Scratch é uma linguagem de
programação criada em 2007 pelo Media Lab do MIT,
que consta no currículo escolar dos alunos, inclusive na disciplina de
Matemática. A capacidade de escrever programas de computadores é uma parte
importante da literacia na sociedade atual. Quando se aprende a programar, por
exemplo no Scratch, aprende-se estratégias importantes para resolver problemas,
conceber projetos e comunicar ideias.
O OFMatic lança o desafio de criar jogos
matemáticos utilizando a linguagem de programação Scratch, como forma de
promover o pensamento computacional. Um agradecimento especial ao Matias por
ter partilhado as suas experiências académicas e pessoais, tão importantes para
os nossos alunos do clube.
OFMatic
Sem comentários:
Enviar um comentário