A 40.ª Conferência Geral da UNESCO, em 26 de
novembro de 2019, proclamou o dia 14 de março de cada ano como Dia Internacional da Matemática.
Em muitos países, o dia 14 de março (3/14) era,
e é, celebrado como Dia
do Pi, pelo que a resolução da UNESCO veio consolidar o
reconhecimento da Matemática pelo seu importante papel na abordagem dos
desafios do nosso tempo em áreas como a inteligência artificial, saúde,
alterações climáticas, energia e desenvolvimento sustentável e na melhoria da
qualidade de vida da sociedade em geral.[i]
Para
este ano 2023,
foi decidido que o tema será Matemática
para todos (Mathematics for everyone).
Os
alunos foram desafiados a mostrar “O que é a Matemática?”, através de jogos,
desenhos, textos, ...
[i]
Consultado em https://dim314.apm.pt/ a 11
de março de 2023
Matemática e os seus ensinamentos
Quão
divertida que é a Matemática
Que se
consegue pela prática!
A Matemática
contém vários temas…
Dízimas
periódicas e frações
As suas
ações e complicações.
Expressões
numéricas e fatorização
Nada dói
sobre a sua ação
Tudo
conquistado sem problemas.
Prestem
atenção às prioridades
Deixando
para o fim adições e subtrações.
Respeitando
as suas obrigações
Fazemos as
atividades.
Uma tarde eu
disse a mim própria:
“Por que a
matemática é tão difícil, mas divertida?”
Nunca se
esqueçam que ela é vida.
Nunca se
esqueçam que ela é extraordinária.
Ana Bentes, 8º1
O menino que não gostava de Matemática
Era uma vez um menino que não gostava de
matemática. Mesmo na escola era muito
mau, mas mesmo muito mau.
Até que um dia a professora perguntou:
- João, quanto é 5+7?
- É 9!
- Não, João é 12! Tu gostas de Matemática por
acaso?
- Não… não gosto.
- Porquê João?
- Porque não percebo nada!
- João, a Matemática é a porta para uma vida
melhor, mais percetível, onde percebemos melhor o que nos rodeia. Se reparares,
há Matemática em tudo, até mesmo em ti há matemática!
- Em mim? – o João tinha ficado muito espantado
- a professora deve gostar tanto de Matemática que anda a inventar coisas… a
professora vê bem? Precisa de óculos ou coisa parecida?
- Não João, não preciso de óculos, além do mais
vejo muito bem. Se reparares, em ti está quase ou tudo alinhado, para tal
acontecer, foi preciso Matemática! - e continuou- João, vou te fazer uma
pergunta para ver se estiveste atento na aula. Qual é o símbolo da Matemática?
- O sinal de vezes.
- Não João, é o Pi. E qual é o número
arredondado que representa o Pi?
-14!
-
Não, João,
é 3,14 e foi a partir desse número que dia 14 de março ficou conhecido como “O Dia Internacional da Matemática”!
-Professora,
afinal matemática é simples, e muito fixe.
E, foi a partir desse dia
que o João passou a gostar do dia da Matemática e da
Matemática.
O número
sem fim
Matemática,
a linguagem do Universo,
Números,
símbolos, equações, tão diversos,
Da geometria
à álgebra,
E entre
eles, o Pi se destaca, sem medo.
A razão entre o perímetro da circunferência e
o seu diâmetro,
Um valor constante, desafia a natureza humana,
Números infinitos, sem fim à vista,
Confunde-nos, na sua força infinita.
3.14159, e assim por diante,
Uma
sequência sem fim, muitos tentaram,
Para
calcular Pi, com habilidade e orgulho,
Através de
mnemónicas até o “cantaram”.
Em
matemática e ciência, Pi é a chave,
Ajuda-nos a
compreender o Mundo,
Da
astronomia à física, e tudo mais,
Pi é a
ponte, que conecta o invisível.
Então vamos
celebrar esta maravilha matemática,
Um número
tão profundo que nos enche de orgulho,
Vamos
abraçar o Pi, com admiração e alegria,
Pois é um
símbolo da beleza, em pura geometria.
João Henrique
Rocha, 8º1
Sem comentários:
Enviar um comentário