UM POUCO DO OFMATIC_INSCRIÇÃO 2020_2021

A história do OFMatic...

OFMatic apresenta um pouco da sua história... Uma imagem vale mais que mil palavras... Embarca nesta aventura connosco! Inscreve-te

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Uma aventura PmatE

Após alguns meses a treinar para as CNC - PmaTe, eis chegado o dia 25 de abril, onde dirigimo-nos ao Aeroporto Cristiano Ronaldo, tendo a intenção de partir às 8:45 com destino ao Porto.

Logo que chegámos ao aeroporto os professores distribuíram as camisolas e os nossos bilhetes. Saímos da Madeira e aproximadamente uma hora e meia depois chegamos ao Porto.

Fomos de metro até ao centro desta cidade maravilhosa e cheia de história onde também criamos a nossa história. Passeamos por uma praça onde se comemorava o Dia da Liberdade, os Aliados. Continuámos a andar passamos por uma manifestação até que chegámos junto do Rio Douro. Fomos até à ponte Don Luís e de lá fomos comer a comida típica do Porto: a Francesinha. Passeámos pela rua mais famosa do Porto (Rua Santa Catarina) e passamos pelo café mais antigo, o Magestic Café

Fomos de comboio aà cidade de Aveiro e ficamos alojados no Suites & Hostel Cidade Aveiro. Após o jantar as equipas estiveram a treinar um pouco, sendo que para as duplas de 5º e 6º anos seriam os últimos treinos.

No dia seguinte dirigimo-nos à Universidade de Aveiro onde as duplas de 5º e 6º anos competiram. Após o término da competição, fomos à Fábrica da Ciência e fizemos a nossa própria pasta de dentes. Ainda houve um tempinho para programar robôs. De seguida fomos almoçar na cantina da universidade e assistimos à entrega de Prémios, onde descobrimos que a equipa de 5º ano ficou em primeiro lugar. Foi uma grande alegria e emoção. Pedimos um Uber (na verdade 3 Ubers), fomos andar de moliceiro e nessa viagem ouvimos um pouco da história de Aveiro. Voltámos para o hostel e as duplas de 7º e 8º ano treinaram um pouco para a competição do dia seguinte.

Chegado o dia, competiram e assim que terminaram fomos buscar as nossas malas e fizemos o percurso de volta ao Porto, onde almoçamos e comemos um belo gelado no McDonald´s. Chegámos ao aeroporto e recebemos a notícia que a nossa equipa de 7º ano tinha ficado em 2º lugar. Depois de uma hora e meia de voo finalmente chegámos à Madeira e a nossa viagem oficialmente terminou

Queríamos agradecer ao Governo Regional da Região Autónoma da Madeira, principalmente à Secretaria Regional da Educação e da Ciência e Tecnologia, ao Município de Santa Cruz, ao Palheiro Golf e à Farmácia Cristo Rei. Também aos pares de 8º ano (Inês e Beatriz), ao de 7º ano (Martim e Nuno), ao de 6º ano (Salvador e Tomás) e ao de 5º ano (Lídia e Clara) por terem sido bons companheiros nesta viagem e terem se dedicado a esta competição com responsabilidade e compromisso.

Alunos Pmate

EB23Caniço

Opinião dos alunos:

“Eu penso que que foi uma experiencia diferente e interessante , ao mesmo tempo que fiquei nervosa fiquei feliz por chegar até aqui.”

Maria Lídia Caldeira, 5.º ano

“Na minha opinião esta competição ajudou-nos a termos mais uma oportunidade de mostrarmos o que valemos e o que conseguimos fazer com os ensinamentos dos professores. Também foi uma oportunidade de estarmos com outras pessoas que não encontramos todos os dias. Na competição demos o nosso melhor mesmo não chegando ao nível 10 fomos com um dos maiores pensamentos que podíamos ter: representar a Madeira.”

Tomás Rodrigues, 6.º Ano

“Eu gostei desta experiência porque fizemos algumas atividades diferentes por exemplo, na Fábrica da Ciência Viva fizemos pasta de dentes. Obtivemos uma melhor qualificação na prova que no ano passado, ou seja, alguma evolução. Gostava de voltar a participar para o próximo ano.”

Salvador Goes, 6.º Ano

“Eu acho, que a viagem foi boa, o PmatE foi stressante e complicado, mas conseguimos chegar ao nível 20. Neste ano nós viemos com mais um objetivo de ficar com pelo menos 2 equipas no top3! Foi interessante, tivemos a companhia de grandes professores e adorei a viagem!”

Martim Santos, 7.º ano

“ Eu acho, que a viagem foi interessante, divertida e muito mais. Madeira:Antes de virmos para cá, nunca imaginava que iria voltar ao lugar onde os meus sonhos começaram a se realizar. Porto:Quando chegámos ao Porto fomos logo ver locais turísticos. Fomos comer a famosa francesinha e depois fomos a caminho para a estação de comboios. Aveiro:Quando chegámos fomos logo para o nosso hostel (Suites & Hostel Aveiro) muito acolhedor. No dia 27 fomo:s para a competição Pmate para representar a nossa escola e para tentar lutar por mais um título. No dia 26 as equipas de 2° Ciclo fizeram a sua prova. Depois fomos à Fábrica da Ciência Viva e fizemos experiências, nomeadamente aprendemos a fazer pasta de dentes e a montar e programar um robô. Mais tarde, por volta das 15 horas, descobrimos que no 5°Ano uma das equipas do nosso grupo ficou em 1°lugar, ficámos super felizes. Terminamos o dia com a viagem num moliceiro na ria de Aveiro. No dia 27 fomos para a competição Pmate para representar a nossa escola e para lutar por mais um título. Eu e o Martim fomos fazer a prova. A prova foi stressante mas demos o nosso melhor.”