UM POUCO DO OFMATIC_INSCRIÇÃO 2020_2021

A história do OFMatic...

OFMatic apresenta um pouco da sua história... Uma imagem vale mais que mil palavras... Embarca nesta aventura connosco! Inscreve-te      

domingo, 23 de novembro de 2025

Celebrando o Dia Nacional do Mar com exposição e atividades dedicadas à vida marinha

 


O Dia Nacional do Mar foi celebrado, de 11 a 20 de novembro, com uma iniciativa especial que transformou o corredor junto à cantina num verdadeiro espaço de descoberta oceânica. Ao longo destas semanas esteve patente uma exposição composta por nove roll-ups (200 x 85 cm) com conteúdos informativos sobre ROVs — veículos operados remotamente, permitindo aos alunos e visitantes conhecerem melhor estas tecnologias essenciais para a exploração das profundezas marítimas, material este cedido pela Arditi.

As turmas 5.º1 e 8.º3, atualmente envolvidas no projeto eTwinning “Sea Explorers – STEM Adventure”, também quiseram marcar esta data tão significativa. Para isso, criaram mensagens e ilustrações inspiradas na vida marinha, destacando os animais que povoam a costa madeirense. O objetivo foi claro: sensibilizar a comunidade educativa e local para a importância de proteger o oceano, reforçando que a preservação do mar começa em terra — e que separar o lixo é um gesto simples, mas com enorme impacto ambiental.

A celebração incluiu igualmente a participação no evento europeu Code Week 4All, onde os alunos exploraram a interseção entre criatividade, ciência e tecnologia. Munidos de código, papel e lápis, deram vida e cor a diversos animais marinhos, refletindo sobre a biodiversidade oceânica e os desafios atuais da sua conservação.

A iniciativa contou ainda com a colaboração de alunos do OFMatic, que utilizaram o software GeoGebra para explorar e recriar formas e padrões inspirados em espécies marinhas. Esta abordagem multidisciplinar reforçou o papel da tecnologia enquanto ferramenta de aprendizagem, curiosidade e inovação.

“O futuro está nas nossas mãos. Vamos arregaçar as mangas e agir!” — foi a mensagem que ecoou ao longo das atividades, inspirando toda a comunidade escolar a assumir um compromisso mais ativo com a proteção dos recursos marinhos.

Professores responsáveis pelo projeto eTwinning


sábado, 22 de novembro de 2025

Europe Codes Together

 


Celebrou a Semana Europeia da Programação – Code Week 4All, com um conjunto alargado de iniciativas que envolveram turmas do 5.º, 6.º e 8.º anos, bem como membros do OFMatic. As atividades integraram vários projetos eTwinning, permitindo aos alunos explorar a codificação de forma criativa, interdisciplinar e colaborativa.

No projeto Maths Friends, as escolas participantes decifraram frases secretas que, em conjunto, deu origem a partes do livro «O Diabo dos Números», de Hans Magnus Enzensberger. Já em Maths meet Music, os alunos utilizaram o Scratch para explorar sons da escala musical.

O evento Enigmas Visuais levou os participantes até ao ambiente do Geogebra, onde animais surgiram a partir de pontos, segmentos de reta e construções geométricas, desafiando o raciocínio lógico. Por sua vez, em Code Our Culture: Our Story in Paper Folds, elementos característicos da ilha da Madeira foram representados através da arte do origami, aliando cultura, precisão geométrica e criatividade.

No âmbito do projeto Sea Explorers STEM Adventure, lápis e papel foram suficientes para dar vida a criaturas marinhas, numa combinação de arte, matemática e inspiração científica. Finalmente, em Let’s Do It!, os robots EV3 assumiram o protagonismo apresentando mensagens visuais e sons, que assinalavam os aspetos positivos e negativos de ações para o ambiente, num percurso desde um Planeta doente até um Planeta saudável, incentivando a reflexão sobre a sustentabilidade.

A participação nestas iniciativas demonstrou, mais uma vez, o entusiasmo da comunidade escolar pela inovação, pela programação e pela aprendizagem colaborativa, celebrando o espírito da Code Week 4All.

Professores responsáveis pelos projetos

 

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

OFMatic vence Programa Bairro Feliz

 


No dia 15 de novembro, pelas 12h, no Pingo Doce da Cancela Park, teve lugar a pesagem dos mealheiros das ideias/causas candidatos ao Programa Bairro Feliz. O projeto “Robots que ensinam, tecnologia que inspira”, apresentado pelo OFMatic, foi o grande vencedor.

Este projeto tem como objetivo adquirir robots que permitirão desenvolver atividades pedagógicas inovadoras, promovendo a aprendizagem através da tecnologia e estimulando competências essenciais para o século XXI, como a criatividade, o pensamento computacional, a resolução de problemas e o trabalho colaborativo.

A equipa do OFMatic expressa o seu profundo agradecimento a todos os que contribuíram para esta vitória doando as suas moedas, ao Pingo Doce pela iniciativa, à Associação de Pais pela colaboração na candidatura ao programa Bairro Feliz, e à Direção da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, por todo o apoio desde o início do programa.

Após a entrega simbólica do cheque destinado à aquisição do material, realizou-se um pequeno lanche convívio, encerrando-se a manhã em ambiente de celebração.

OFMatic

sábado, 15 de novembro de 2025

Tsuru inspira alunos do 7.º ano

 No passado dia 24 de outubro, uma turma de 7.º ano da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço participou num inspirador workshop de origami, dinamizado pelo OFMatic, o clube de Matemática da escola.

A iniciativa integrou-se no projeto interdisciplinar “Vozes do Futuro”, desenvolvido nas disciplinas de OAI/CD desta turma, e teve como objetivo promover a criatividade, o pensamento lógico e a valorização cultural através da arte milenar japonesa de dobragem de papel.
O elemento escolhido para esta atividade foi o Tsuru, a tradicional garça japonesa. Segundo a lenda, o Tsuru vive mil anos e quem fizer mil dobragens desta figura pode pedir um desejo, acreditando-se que este será concedido. Para além da componente prática, a sessão teve também um momento de reflexão cultural e histórica, com a partilha da emocionante história de Sadako Sasaki, a menina japonesa vítima dos efeitos da bomba atómica de Hiroshima que, em nome da paz, tentou dobrar mil tsurus enquanto lutava contra a leucemia. Foi ainda feita referência ao Monumento da Paz das Crianças, em Hiroshima, erguido em sua homenagem.
Apesar de alguma desconfiança inicial por parte dos alunos, curiosos sobre como uma simples folha de papel quadrada poderia transformar-se numa ave, o entusiasmo rapidamente tomou conta da sala. Após cerca de 15 passos, entre dobras precisas e concentração, os alunos viram finalmente o papel ganhar asas. O resultado superou as expectativas e despertou nos participantes o gosto por esta arte que combina paciência, coordenação e raciocínio.
Este workshop esteve igualmente alinhado com o projeto eTwinning que o OFMatic está a desenvolver: “Imagine with Paper: Create Your Story with Kirigami and Origami!”. A atividade permitiu assim reforçar não apenas competências matemáticas e criativas, mas também promover valores como a cooperação, a sensibilidade artística e a aprendizagem intercultural.
OFMatic



OFMatic celebra o Dia Mundial do Origami

 No passado dia 11 de novembro celebrou-se o Dia Mundial do Origami, uma data dedicada à arte de dobrar papel e que promove a criatividade, a concentração e a expressão artística. Para assinalar este momento, o OFMatic dinamizou vários workshops que envolveram alunos de diferentes anos de escolaridade.

Numa turma de 6.º ano, na aula de OAI/AE, recriou-se a Lenda de São Martinho utilizando elementos feitos em origami. Os alunos construíram cavalos, espadas, mantos, gotas de chuva e até um grande sol a brilhar, dando vida à história através de pequenas esculturas de papel. A este workshop juntou-se um grupo de alunos do OFMatic que se encontra a participar no projeto eTwinning “Imagine with Paper: Create Your Story with Kirigami and Origami!”. O produto final deste projeto pode ser visitado na biblioteca da escola.

Duas turmas de 5.º ano participaram igualmente nas comemorações, construindo uma Rosa dos Ventos em origami durante a aula de Matemática. A partir desta construção, os alunos exploraram os pontos cardeais e trabalharam a posição relativa de retas que passam por alguns desses pontos, aplicando conceitos geométricos de forma prática e divertida.

Estas iniciativas mostraram que o origami pode ser uma ferramenta pedagógica transversal e interdisciplinar. Ao participar, os alunos desenvolveram competências como: criatividade e imaginação; pensamento espacial e lógico; trabalho colaborativo; e articulação entre conhecimentos de várias disciplinas.

O OFMatic continuará a promover atividades que unem arte, ciência e imaginação, proporcionando aos alunos experiências de aprendizagem significativas e motivadoras.

OFMatic



terça-feira, 21 de outubro de 2025

Projeto “Robôs que ensinam, educação que inspira!” aprovado no Bairro Feliz

 É com enorme satisfação que informamos toda a comunidade educativa que o projeto “Robôs que ensinam, educação que inspira!”, submetido ao programa Bairro Feliz do Pingo Doce, através da Associação de Pais da EB23 Caniço, foi aprovado para a fase de votação pública!

A partir de 16 de outubro até 15 de novembro, todos poderão votar neste projeto na loja Pingo Doce da Cancela, contribuindo para que o Clube OFMatic adquira dois kits de robótica LEGO® Education SPIKE™ Prime para dinamizar atividades pedagógicas inovadoras, baseadas no uso de tecnologia e programação.

No dia 16 de outubro, estiveram presentes na sessão oficial de abertura do programa Bairro Feliz um representante do Clube OFMatic, a Presidente da Associação de Pais da EB23 Caniço e o Presidente do Conselho Executivo da EB23 do Caniço.

A vossa ajuda faz a diferença! Vamos juntos construir uma escola mais inovadora e inspiradora para todos.

OFMatic





segunda-feira, 2 de junho de 2025

OFMatic promove sensibilização ambiental através do origami no Dia Mundial da Água

 



No passado dia 22 de março, o clube OFMatic marcou presença ativa no evento “Fold, Design, Save Water: A Sustainable World with Origami”, uma iniciativa integrada no projeto eTwinning “A Bridge Between Art, Geometry and Sustainability: ORIGAMI”, que aliou a arte milenar do origami à consciencialização ambiental.

Os alunos foram desafiados a criar figuras relacionadas com a água. Entre os modelos dobrados destacaram-se:

  • 🐠 Peixe – com o tema "Proteção da vida aquática"
  • 💧 Gota de água – com a mensagem "O valor de cada gota"
  •  🚤 Barco – a simbolizar a "Viagem consciente para a preservação da água"

Em cada figura, os participantes escreveram uma dica prática para poupar água, promovendo, assim, uma ação concreta de sensibilização.

O destaque do evento foi para as alunas Júlia Beatriz Duarte Nóbrega (8.º2) e Letícia Monteiro Coman (7.º8), que conquistaram o prémio de cartaz mais original. Como reconhecimento, receberam um voucher para visitar o Museu da Baleia, no Caniçal, reforçando a ligação entre a criatividade, a educação e a proteção dos recursos naturais.

Com esta participação, o OFMatic reafirma o seu compromisso com a educação ambiental e a promoção de práticas sustentáveis através da arte e da colaboração interdisciplinar.

OFMatic

 


sábado, 31 de maio de 2025

Encontro Final do Projeto eTwinning “The Toys Book”

 

No dia 28 de maio, pelas 12h30, decorreu um encontro online do projeto eTwinning “The Toys Book”, que reuniu alunos de quatro escolas de diferentes países: Roménia, República da Moldávia e Portugal. Representando a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, estiveram presentes 10 alunos do clube OFMatic, do 6.º ao 9.º ano, as professoras Ascensão Freitas, Lina Santos e Maria Garapa.

Durante este encontro, os alunos tiveram a oportunidade de se apresentarem em inglês, partilharem algumas das atividades desenvolvidas ao longo do ano e conhecerem os colegas com quem colaboraram virtualmente durante todo o projeto. Entre as atividades realizadas destacam-se: a apresentação de jogos de tabuleiro e puzzles, bonecos de papel, de madeira, a criação de uma mascote em tecido, a troca de postais entre países, o estudo das proporções dos brinquedos, a criação de logótipos, avatares e de um calendário colaborativo, bem como a programação do robot EV3.

 O brinquedo e a brincadeira têm um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, promovendo a criatividade, a imaginação, a socialização e a aprendizagem. Conhecer a evolução dos brinquedos ao longo dos tempos permite compreender não só as mudanças nos gostos e interesses das diferentes gerações, mas também as transformações profundas na nossa sociedade e no modo como vivemos.

 À medida que a tecnologia avança, os brinquedos tornam-se cada vez mais interativos e digitais, refletindo os progressos científicos e tecnológicos, mas também levantando questões sobre o equilíbrio entre o jogo tradicional e o digital. Explorar esta evolução ajuda os alunos a valorizar o passado, a entender o presente e a projetar, de forma crítica e criativa, o futuro.

Por esta razão, foi apresentado um jogo de Kahoot sobre “Brinquedos do passado, presente e futuro”, onde o aluno Fryderyk Bezeg da turma 1 do 6.º ano ficou em 1.º lugar.

 O encontro terminou com um momento de despedida e envio de mensagens entre os participantes, marcando simbolicamente o encerramento deste ano letivo do projeto onde a criatividade, o trabalho colaborativo internacional e o intercâmbio cultural foram o mote de trabalho, contando-se com a participação de escolas da Roménia, Moldávia, Portugal, Turquia e Polónia.

Este projeto permitiu uma verdadeira partilha de saberes e experiências, promovendo uma educação mais rica, colaborativa e global.

Parabéns a todos os alunos e professores envolvidos!

Professora responsável pelo projeto, Maria Garapa

segunda-feira, 26 de maio de 2025

Grande Final Online do SuperTmatik – Cálculo Mental

Entre os dias 1 e 16 de maio decorreu a Grande Final Online do Campeonato Internacional SuperTmatik – Cálculo Mental, promovendo o gosto pela Matemática de forma divertida e desafiante.

Nesta 19.ª edição internacional, 27 alunos, do 5.º ao 9.º ano, apuraram-se para a Grande Final Online, representando com excelência a EB2/3 do Caniço. O campeonato tem como principais objetivos fomentar o interesse pela aprendizagem, consolidar e ampliar conhecimentos, desenvolver competências matemáticas e reforçar o carácter lúdico no processo educativo.

A prova de Cálculo Mental consiste na resolução de 15 expressões numéricas corretamente com recurso às quatro operações fundamentais, seguindo as regras operatórias. Esta atividade estimula a rapidez de raciocínio e a agilidade mental dos alunos.

Nos dias 13 e 14 de maio, os nossos finalistas enfrentaram o desafio de responder, no menor tempo possível, a 15 cartas com operações matemáticas. Os resultados obtidos são motivo de orgulho para toda a comunidade educativa, destacando-se os seguintes alunos, por escalão:

  • 5.º ano (5CM): Leonardo Neves (5.º8), 15.ª posição entre 79 434 participantes;
  • 6.º ano (6CM): Vasco Almeida (6.º2), 7.ª posição entre 49 626 participantes;
  • 8.º ano (8CM): Valéria Mata (8.º2), 33.ª posição entre 38 718 participantes;
  • 9.º ano (9CM): Martim Santos (9.º8), 22.ª posição entre 32 670 participantes.

Estes excelentes resultados são um reflexo do empenho dos alunos e do envolvimento de toda a escola. Parabéns a todos os participantes!

“A Matemática é a única linguagem que temos em comum com a natureza.” – Stephen Hawking

OFMatic



 

sábado, 17 de maio de 2025

Celebrando o Dia das Aulas ao Ar Livre com plantação de flores silvestres, matemática e muita diversão

 


No dia 8 de maio de 2025 os docentes do clube OFMatic proporcionaram um momento diferente e cheio de vida na nossa escola, juntando-se ao Movimento Bloom para celebrar o Dia das Aulas ao Ar Livre com uma atividade educativa e ecológica. Esta atividade decorreu ainda no âmbito do projeto eTwinning Dynamic Geometry; Sunny World of Math 4 que integra 15 professores de seis países: Portugal, Turquia, Jordânia, Azerbaijão, Itália e Romênia.

Integrada no movimento nacional de promoção do ensino ao ar livre, esta iniciativa proporcionou aos alunos uma oportunidade única de aprendizagem prática e contacto direto com a natureza. Nesta atividade, foram distribuídas cápsulas de sementes de flores silvestres, adquiridas especialmente para a ocasião. Cada cápsula continha uma mistura de sementes acompanhadas de instruções detalhadas de plantação, garantindo que todos pudessem participar de forma autónoma e informada.

As flores silvestres plantadas irão embelezar os espaços exteriores da escola (sala de aula ao ar livre criada neste ano letivo) e criar pequenos oásis de biodiversidade, atraindo polinizadores como abelhas e borboletas, fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas. Esta ação simples, mas significativa contribui para a sensibilização dos mais jovens sobre a importância da proteção ambiental e da biodiversidade local. 

No espaço exterior junto à cantina, encontram-se pintados quatro círculos coloridos do jogo Jumpli. Através desta atividade, os alunos exercitam o cálculo mental, estimulam o raciocínio matemático, melhoram o equilíbrio e a coordenação motora — tudo isto enquanto se divertem!

As turmas 5.º3, 5.º4, 6.º2 e alguns alunos do OFMatic participaram com entusiasmo, “saltando” as tabuadas de forma dinâmica, envolvente e responsável.

Para além desta atividade ao ar livre, os alunos estiveram ainda envolvidos na construção de sólidos geométricos com Polydron e na criação de molduras utilizando a técnica do origami.
 Com estes materiais manipuláveis, desenvolveram a motricidade fina, a criatividade, o espírito de entreajuda e aprenderam de forma ativa, prática e exploratória.

Foi um dia que se repetirá noutros porque ao ar livre também se aprende!

 OFMatic



 

quarta-feira, 30 de abril de 2025

Alunos da EB2/3 do Caniço Brilham nas Competições Nacionais de Ciência 2025 na Universidade de Aveiro

 






Nos dias 29 e 30 de abril, seis equipas da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço participaram com grande entusiasmo e determinação nas competições maisMAT5, maisMAT6, Econet, EQUAmat7 e EQUAmat8, integradas na 35.ª edição das Competições Nacionais de Ciência (CNC) 2025, na Universidade de Aveiro.

As CNC englobam doze desafios científicos nas áreas da matemática, biologia, geociências, física, química, português e inglês, dirigidas a alunos do 3.º ano do ensino básico ao 12.º ano do ensino secundário, bem como quatro competições transversais por ciclo de ensino.

Com muito orgulho e satisfação, apresentam-se os excelentes resultados obtidos pelos alunos:

maisMAT5 num total de 382 equipas
🥇 1.º Lugar: Daniel Andrade e Bryan Baradat - 5.º 4
🥉 3.º Lugar: Leonardo Neves e Dinis Berenguer - 5.º 8

maisMAT6 num total de 416 equipas
🥇 1.º Lugar: Vasco Dantas Almeida e Sofia Fernandes Franco - 6.º 2
🥈 2.º Lugar: Vítor Ferreira (6.º 6) e Francisco Teixeira (6.º 2)

ECONET num total de 258 equipas
🥇 1.º Lugar: Vítor Ferreira (6.º 6) e Francisco Teixeira (6.º 2)

EQUAmat7 num total de 579 equipas
🥇 1.º Lugar: Clara Maria Abreu (7.º 8) e Maria Lídia Caldeira (7.º 6)

EQUAmat8 num total de 564 equipas
🥈 2.º Lugar: Érika Pereira (8.º 10) e Valéria Mata (8.º 2)

A preparação para esta competição teve início logo no arranque do ano letivo, através da Oficina de Aprendizagem OFMatic — o clube de matemática da EB2/3 do Caniço. Foram disponibilizadas pela organização das CNC provas para os estudantes irem testando os seus conhecimentos, numa plataforma (Plataforma de Ensino Assistido) que visa a disponibilização de conteúdos para avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo do ano letivo, por ano de escolaridade. Estas provas têm por base as orientações programáticas do Ministério da Educação.

É de salientar o esforço, dedicação e resiliência demonstrados por todos os alunos, desde a preparação até à concretização das provas. Esta participação só foi possível graças ao valioso apoio de diversas entidades públicas e privadas, que abraçaram esta causa: Direção Executiva da EB2/3 do Caniço, Associação de Pais da EB2/3 do Caniço, Câmara Municipal de Santa Cruz, Farmácia do Caniço, Junta de Freguesia de Gaula, MaxFinance Ilhas, Pingo Doce, Talho do Caniço, PaniGolden, Socipamo, Flor do Garajau, Insular, Banamadeira, Ilha das Aves, VMT Madeira, Porterm Lda, OneSeven Publicidade, COZIMADEIRA, CONSTRU.N, Provas Dadas, ERA Imobiliária Garajau Madeira e Linetel.

Um agradecimento muito especial também aos Encarregados de Educação, que acreditaram desde sempre neste projeto.

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipa ganha campeonatos.” Michael Jordan

 

OFMatic


terça-feira, 8 de abril de 2025

Alunos dão vida ao origami através de vídeos em stop motion

 Durante o mês de abril, os alunos envolvidos no projeto eTwinning "A Bridge Between Art, Geometry and Sustainability: ORIGAMI" participarão numa atividade criativa e entusiasmante: a criação de vídeos em stop motion com figuras de origami.

Nesta iniciativa, os estudantes dobraram diferentes figuras em papel e deram vida através da captação de imagens, passo a passo, que  foram posteriormente animadas para formar um pequeno vídeo. Trabalhando em equipa, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver uma pequena história ou sequência visual, utilizando as suas criações em origami como personagens principais.

Ao longo da atividade, aprenderam as bases da animação em stop motion, incluindo a montagem dos cenários, a disposição das figuras e a captação das fotografias necessárias para criar movimentos fluídos. Esta experiência alia a arte, a narrativa e a tecnologia, proporcionando uma abordagem prática e envolvente ao desenvolvimento de competências criativas e técnicas.

Os vídeos que se seguem foram realizados por alguns membros do Clube OFMatic, que integram o projeto eTwinning, reforçando a ligação entre a expressão artística, a geometria e a sustentabilidade, através do origami. Com esta atividade, os alunos não só aperfeiçoam as suas técnicas de dobragem, como também exploram o universo da animação e dos média digitais, transformando objetos estáticos em histórias visuais dinâmicas.





Para celebrar o dia Mundial da Água a 22 de março, as alunas Júlia e Letícia elaboraram este cartaz usando o origami com referência. 











terça-feira, 1 de abril de 2025

OFMatic organiza jantar solidário para levar alunos às Competições Nacionais da Ciência, em Aveiro

 


No passado dia 28 de março, o OFMatic promoveu um jantar solidário de angariação de fundos, na cantina da nossa escola, com o objetivo de levar um grupo de 12 alunos a participar nas Competições Nacionais da Ciência, que terão lugar na Universidade de Aveiro no final do mês de abril. O evento contou com a presença de alunos, Encarregados de Educação, familiares, amigos, bem como pessoal docente e não docente da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço.

A noite foi marcada por um ambiente de grande animação, com diversas atividades, incluindo jogos, bingo, sorteios e música ao vivo com o grupo Tasskuazetodos.

Este evento não teria sido possível sem o apoio fundamental dos patrocinadores, que abraçaram esta causa e contribuíram generosamente com bens alimentares e vouchers. Entre eles destacam-se o Pingo Doce, o Talho do Caniço, a PaniGolden, a Socipamo, a Flor do Garajau, a Insular, a Banamadeira, a Ilha das Aves e a VMT Madeira. Agradecemos também o apoio incondicional da direção da EB2/3 do Caniço, em participar ao professor Ricardo Santos que esteve presente ao longo de toda a organização do evento e às senhoras que confecionaram o saboroso jantar, Sra. Jacinta e Sra. Verónica. Não podemos deixar de agradecer aos Encarregados de Educação que também deram o seu contributo, trazendo algumas das sobremesas que adoçaram este momento solidário.

 O espírito solidário gerado em torno desta iniciativa reforça a ideia que “É preciso uma aldeia para se educar uma criança” e ajudar a alcançar os seus objetivos.

OFMatic

segunda-feira, 31 de março de 2025

Campeonato Escolar Multipli: Alunos demonstram hábil raciocínio matemático

 


Nos dias 25 e 26 de março, decorreu na EB2/3 Caniço o Campeonato Escolar Multipli, onde os alunos do 2.º ciclo tiveram a oportunidade de demonstrar os seus conhecimentos da tabuada com rapidez e confiança.

Esta competição realizou-se com recurso à aplicação "Multipli Minute", Mini Campeonatos, ao longo de cinco rondas desafiantes. Em cada ronda, os participantes tiveram de resolver 36 cartas-pedido, identificando corretamente os fatores correspondentes a cada produto apresentado.

No 5.º ano, participaram 17 alunos, enquanto no 6.º ano estiveram em competição 19 alunos. Os grandes vencedores deste desafiante campeonato foram:

5.º ano: 🥇 Rui Ferreira (5.º1) 🥈 Núria Nóbrega (5.º3) 🥉 Guilherme Pereira (5.º3)

6.º ano: 🥇 Rodrigo Santos (6.º3) 🥈 Laura Rodrigues (6.º1) 🥉 Bruno Fernandes (6.º2)

Infelizmente, os Campeonatos Regional e Nacional Multipli foram suspensos por motivos logísticos e financeiros por parte da Comissão Organizadora a nível Nacional. No entanto, os desafios da tabuada não vão parar! Para continuar a treinar o cálculo e estimular o raciocínio matemático, foram pintados na escola quatro círculos coloridos Jumpli. Nestes espaços, os alunos poderão "saltar" para os fatores corretos de forma dinâmica e divertida. Quem está pronto para o desafio?

Para tal, basta “Saltar” e no Jumpli praticar!

OFMatic

quarta-feira, 26 de março de 2025

Semana da Literacia Financeira: Alunos aprendem a gerir melhor o dinheiro

 



No âmbito da Semana da Literacia Financeira e da Global Money Week (GMW), entre os dias 17 a 23 de março, decorreram várias sessões de sensibilização orientadas por Alexandra Caldeira, representante da DECO Jovem, que abordaram temas essenciais para a educação financeira dos mais jovens.

As sessões, dirigidas às turmas 5.º1, 5.º2, 5.º3, 5.º7, 7.º1, bem como aos alunos do Clube OFMatic, centraram-se nos temas: "O ABC da Poupança", "O Orçamento Familiar" e "Vamos aprender a gerir o dinheiro?". Estas ações pedagógicas tiveram como principal objetivo dotar os alunos de conhecimentos e ferramentas que lhes permitam desenvolver hábitos financeiros saudáveis desde cedo.

Ao longo das sessões, os participantes aprenderam técnicas e estratégias de poupança, compreenderam a importância de elaborar um orçamento familiar e refletiram sobre a tomada de decisões conscientes no que toca à gestão do dinheiro. Através de atividades dinâmicas e exemplos práticos, foi possível transmitir a mensagem de que nunca é cedo demais para começar a planear o futuro.

Para além destas sessões foi lançado o desafio no Clube OFMatic e em algumas turmas de 6.º ano a construção de um Mealheiro com materiais reutilizáveis e mais uma vez com o objetivo de incutir nos alunos o espírito de poupança e preocupação com o futuro através da sustentabilidade.

A promoção da literacia financeira desde os primeiros anos escolares é uma aposta fundamental para formar cidadãos mais preparados e responsáveis no que diz respeito à sua vida económica.

OFMatic

 


terça-feira, 18 de março de 2025

Desafio Criativo DIM 2025: Unindo Matemática, Arte e Criatividade

No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Matemática (DIM) de 2025, foi lançado um desafio criativo que uniu Matemática, Arte e Criatividade. Este desafio foi promovido através de várias plataformas, incluindo o OFMatic e dois projetos eTwinning: "Maths and Sports" e "A Bridge Between Art, Geometry and Sustainability: ORIGAMI". 

Os participantes foram incentivados a explorar a interseção entre a matemática e a arte, criando obras que refletissem conceitos matemáticos através de esculturas matemáticas com objetos físicos do quotidiano. O objetivo era demonstrar como a matemática pode ser percebida não apenas como uma disciplina abstrata, mas também como uma fonte de inspiração criativa. 

Alguns dos trabalhos resultantes deste desafio foram exibidos junto à secretaria da escola, permitindo que a comunidade escolar apreciasse as criações. Além disso, outras obras estão disponíveis online na página oficial do DIM, proporcionando um acesso mais amplo e destacando o talento e a criatividade dos participantes. 

Este desafio evidenciou a importância de iniciativas que promovem a integração de diferentes áreas do conhecimento, incentivando abordagens interdisciplinares que enriquecem o processo educativo e estimulam a criatividade dos alunos. 

 


 

Campeonato Escolar SuperTmatik de Cálculo Mental na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço

 

Entre os dias 11 e 14 de março de 2025, decorreu o Campeonato Escolar SuperTmatik de Cálculo Mental. O evento contou com a participação de 30 alunos de ambos os ciclos de ensino, que demonstraram as suas capacidades no cálculo mental. Este campeonato tem como objetivo fomentar o interesse pela aprendizagem, contribuir para a aquisição, consolidação e ampliação de competências e conhecimentos e reforçar a componente lúdica no processo de ensino aprendizagem. Este jogo de cartas consiste em resolver expressões numéricas, usando as operações básicas, tendo por base as regras operatórias. 

O campeonato decorreu usando a plataforma online SUPERTMATIK, modalidade Cálculo Mental, no modo solitário, sendo o objetivo VENCER e concluir a prova num tempo igual ou inferior a 55 segundos. 

Notavelmente, a maioria dos participantes conseguiu concluir os desafios propostos em tempos iguais ou inferiores a 35 segundos, evidenciando a sua destreza e rapidez de raciocínio.  

Os alunos selecionados irão participar na Grande Final Online, entre os dias 1 e 16 de maio de 2025, onde são dadas 3 tentativas com vista à obtenção do melhor tempo num jogo em que os alunos deverão responder corretamente a 15 expressões numéricas. 

Parabéns a todos os selecionados para a Grande Final, destacando-se o 1.º classificado de cada nível: 

·        Leonardo Neves (5.º8); 

·        Vítor Ferreira (6.º6); 

·        Valéria Mata (8.º2); 

·        Martim Santos (98). 

O OFMatic congratula todos os participantes pelo seu empenho e desempenho, incentivando-os a continuar a treinar e a aprimorar as suas habilidades em cálculo mental, rumo à grande final de maio. 

OFMatic