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quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

EB2/3 do Caniço distinguida com 11 projetos na 7ª edição do Concurso Escola Amiga da Criança

 No dia 5 de dezembro de 2024 foram divulgadas as escolas distinguidas na 7ª edição da Escola Amiga da Criança. Neste concurso mais de 4000 projetos “incríveis ganharam vida, envolvendo alunos, professores, pais e a comunidade em geral”, sendo evidente a “extraordinária criatividade e dedicação das comunidades escolares, que se unem para transformar as ideias em projetos impactantes e inovadores”, segundo a LEYA Educação.

A escola do Caniço recebeu a distinção com o Selo de Escola Amiga da Criança nos seguintes projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo 2023/24:

· “25 anos depois”, desenvolvido pelas equipas 1 e 2 (5ºano) como projeto interdisciplinar, teve com o tema principal a nossa escola 25 anos depois e vários subtemas: o espaço escolar, recursos materiais, datas marcantes/comemorativas da escola, a escola como referência (participação em concursos, o desporto escolar, prémios ganhos), atividades marcantes dos grupos disciplinares, a escola como local de formação, clubes e projetos, canais de comunicação e a escola no seu exterior. Neste contexto, os alunos procederam à pesquisa e seleção de informação e fotos, elaboraram entrevistas e, posteriormente realizaram-nas ao pessoal docente e não docente, recorreram às redes sociais, jornais e revistas, onde se tentou evidenciar, sempre que possível, a evolução da escola ao longo dos seus 25 anos. Como produto final, deram a conhecer, através de uma exposição, molduras, criadas com vários materiais recicláveis, que apresentaram um resumo da pesquisa realizada, uma frase em inglês e fotos diversas; um livro com todas as entrevistas compiladas, tendo os alunos realizado as subcapas de identificação da turma; origamis de borboletas usados na decoração do espaço e exposição de equipamentos e troféus ganhos no Desporto Escolar, o qual envolveu o grupo de Educação Física ao longo dos anos.

· “CAN – Horta Pedagógica”, desenvolvido pelo Clube Aprender na Natureza (CAN), coordenado pelos professores Ricardo Vieira e Victor Egas, é uma iniciativa que pretende estimular a consciência ecológica nos alunos, através do cultivo de uma horta, onde aprendem não apenas sobre semear, cuidar, colher e vender os produtos agrícolas, mas também sobre os ciclos da natureza, a biodiversidade e a importância da preservação dos recursos naturais. Assim, as atividades são planeadas de modo a fomentar a curiosidade, bem como, um ambiente colaborativo, onde os alunos podem trocar experiências e ampliar seus conhecimentos e o respeito pelo meio ambiente de modo a assegurar um futuro mais sustentável.

· “Festa da Cebola” desenvolvido também pelas equipas 1 e 2 (5ºano) como projeto interdisciplinar. Este projeto contou com a colaboração da comunidade educativa com a cedência de tecidos aproveitados para a realização do guarda-roupa e adereços (cebolas em 3D e chapéus) para a participação dos alunos no desfile, para o qual também foi preparado um carro alegórico com cestos decorados; criação de borboletas em 3D e flores, com o apoio do pessoal

docente, pessoal não docente, formandos e formadores dos cursos EFAs. Os alunos de 5º ano participaram no desfile da Festa da Cebola no dia 19 de maio de 2024, no centro do Caniço, com uma coreografia que animou o público presente, culminando num lanche convívio no Centro de Padel do Caniço, gentilmente cedido pela Junta de Freguesia do Caniço, sendo de referir o apoio e a colaboração dos encarregados de educação.

· “A economia antes e depois do 25 de abril de 1974”, foi um projeto desenvolvido em OAI e Cidadania e Desenvolvimento pela turma 2 do 9º ano, onde foram realizadas entrevistas a familiares e conhecidos que tinham vivenciado o dia 25 de abril há 50 anos e deste modo deram o seu testemunho. Também foi realizada uma visita ao Atalaia Living Care para entrevistar os utentes sobre esta mesma temática. Acredita-se que depois desta entrevista, os alunos olhem para esta data de uma forma diferente, compreendendo e recordando como viviam e como passaram a viver as pessoas antes e após o 25 de abril de 1974.

· “OFMatic”: Aprendizagem, Tecnologia, Investigação e Competição”, desenvolvido pelos responsáveis deste Clube de Matemática que cumpre o objetivo de proporcionar aos alunos um ambiente de aprendizagem descontraído, onde cada um pode aprender de forma lúdica, aliando à aprendizagem o lazer e a diversão e onde se pretende também despertar o interesse e o gosto pela matemática, através da participação em concursos e campeonatos Regionais, Nacionais e Internacionais (PmatE, Multipli, Jogos matemáticos e SuperTmatik), da exploração de atividade com origami, programação no Scratch e Robô EV3, GeoGebra e de outros softwares, aliados à participação em vários projetos, como por exemplo, projetos eTwinning (“I Learn by Folding” e “STREAM-AI”), Concurso Green Chef 8 - Deco Jovem, Code Week 4 All, Global Money Week e Dia Internacional da Matemática.

Além destes, foram distinguidos seis projetos que foram desenvolvidos ao nível do eTwinning:

· “E(uro)scape room #eTwinnovation” e, ainda, “International Europe Explorers”, dois projetos desenvolvidos pelos alunos inscritos no Clube de Inglês WeCan, sob orientação da professora dinamizadora e fundadora do projeto, Márcia D. N. Rodrigues, os quais tiveram como foco: Projeto 1 - a aprendizagem sobre aquilo que faz de nós europeus e cidadãos do mundo, com o desenvolvimento de várias atividades de partilha de aspetos patrimoniais (comida típica, arte, folclore, contos tradicionais, ícones nacionais e património natural), assim como a criação de um jogo de Escape Room sobre a Europa no qual todas as escolas participaram; Projeto 2 - a troca de correspondência entre escolas, a partilha de experiências sobre a vida escolar, o local onde vivemos e ocupação de tempos livres, utilizando a língua inglesa para comunicar e ainda partilhar eventos culturais, criando e participando num concurso entre escolas europeias (Kahoot). O primeiro projeto contou com a colaboração entre 12 escolas de 11 países europeus (Grécia, França, Itália, Polónia, Croácia, República Checa, Turquia, Portugal, Alemanha, Roménia e Espanha), enquanto o segundo envolveu 13 escolas de 12 países europeus (Finlândia, Grécia, Itália, Polónia, República Checa, Espanha, Azerbaijão, Portugal, Alemanha, Lituânia, Suécia e Eslovénia).

· “B.A.N.G. – Be a nice guy!” desenvolvido pelas turmas 2 e 4 do 9º ano, cujo tema principal foi o Bullying. A exploração deste tema foi feita de forma colaborativa

entre todos os membros que fizeram parte deste projeto. Através de um poster, música, dança, vídeos e dramatizações promoveu-se valores humanos, tais como a honestidade, respeito, responsabilidade, tolerância e humildade.

· “Closer to Math”, desenvolvido na turma 1 do 9º ano, teve como objetivo envolver os alunos em atividades lúdicas e educativas ligadas à Matemática, com a criação de jogos, a participação no evento Code Week 4 All, a troca de postais com alunos da Moldávia, a exposição virtual “Maths in our City”, dramatizações sobre matemáticos de renome portugueses e a celebração de algumas efemérides.

· “Smart House”, desenvolvido pela turma 2 de 9º ano e alguns alunos do Clube de Ciências da Computação, cujo objetivo foi imaginar e projetar a casa ideal, sustentável e inteligente. Realizou-se muitas tarefas interdisciplinares, nomeadamente a criação de postais virtuais, de modelos digitais de casas 2D, 3D através do programa Planner5D e do Tinkercad na “construção” de mobílias para concretizar uma maquete. Através de atividades colaborativas, os alunos tornaram-se autores, arquitetos, criadores e programadores de uma casa inteligente.

· “Dynamic Geometry: Sunny world of Math3”, desenvolvido na turma 2 de 6º ano, teve como objetivo desenvolver nos alunos uma atitude positiva face à Matemática; torná-los mais competentes em programas de educação digital, em particular no software de geometria dinâmica GeoGebra Clássico e 3D e em ferramentas web 2.0; incluir o GeoGebra na lecionação dos conteúdos programáticos da disciplina de Matemática para o 6º ano; incentivar à resolução de problemas, ao pensamento crítico e computacional e à cooperação internacional entre alunos e professores, aumentando a sua consciência cultural e melhorando as suas competências em língua estrangeira. Ao utilizarem software de geometria dinâmica, pretendeu-se que os alunos ganhassem laços mais fortes entre geometria e a álgebra, proporcionando uma aprendizagem mais visual e interativa dos conteúdos curriculares e tornando a aprendizagem mais permanente e envolvente. No âmbito do projeto, os alunos participaram no EU Code Week 4all, comemoraram o dia do Pi e o do eTwinning. O projeto contou com 31 professores de 15 países (Turquia, Portugal, Croácia, Azerbaijão, Jordânia, Espanha, Polonia, Itália, Grécia, Geórgia, Norte da Macedónia, República da Moldávia, Tunísia, Servia e Roménia) e teve como fundadoras Esra Şahin, da Turquia, e Teresa Xavier, de Portugal.

Texto elaborado pelos professores responsáveis por cada projeto


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